RG Local no Valle de la Luna.

6 experiências imperdíveis em San Pedro de Atacama.

Compartilhe!

A sensação ao chegar a San Pedro de Atacama é a mesma que entrar em um filme das séries de Indiana Jones ou do Senhor dos Anéis. A começar pela bela, mas árida paisagem que circunda a cidade. Sem contar a vista deslumbrante das três cordilheiras que ali se encontram e do preponderante vulcão Licancabur. Depois, pela experiência misteriosa transmitida pela cidade, desde a arquitetura pitoresca até suas ruas estreitas feitas de uma mistura que eu só posso assumir é uma mistura de barro, sal e asfalto.

Para muitos turistas, a cidade se resume na Calle Caracoles, a via principal do turismo, onde é possível encontrar as principais agências de turismo, restaurantes e lojas de souvenirs. Mas San Pedro não se resume à Caracoles. Vale a pena explorar as ruas paralelas, como a praça da igreja ou mesmo aproveitar um dos únicos bares da região que ficam na Calle Antofagasta. O indicado é o Barros, ºcom música ao vivo, boas cervejas e um excelente atendimento.

Apesar do turismo ser realmente explorado na região há apenas 10 anos, ao redor da cidade já há várias atrações para conhecer vistas deslumbrantes, a história da região e as mais incríveis façanhas da natureza. 17, para ser preciso. Separamos algumas dessas experiências imperdíveis, que vale a pena conferir.

Valle del Arcoiris

RG Local no Valle del Arcoiris

RG Local presenciou a beleza do vale do Arco-íris, em suas várias cores!

O Valle del Arcoiris é o programa ideal para iniciar a sua passagem por San Pedro de Atacama. É um programa tranquilo, sem muita altitude, sem muito exercício e com uma vista que, apesar de ser muito bonita, não é espetacular. Deixar para o final pode fazer com que a bela paisagem do local perca relevância.

O nome é dado por causa da coloração das montanhas deste belo vale. Supostamente, há milhares de anos, ali passou um grande rio. Há até uma pequena caverna com uma estreita abertura no topo que antigamente, supõe-se, era uma cachoeira. A movimentação dos milhares de anos deixaram substâncias que levaram as rochas às incríveis colorações que é possível ver no vale, como o vermelho, verde e branco.

O passeio está em torno de 25.000 pesos chilenos, o que dá aproximadamente 130 reais (1 real vale em torno de 190 pesos) e inclui a visita aos Petroglifos e um snack durante a manhã. Porém, este é um passeio que não é necessário uma agência, é possível realiza-lo por conta própria, desde que haja um carro que aguente o percurso (não precisa nem ser 4×4). A recomendação é da agência turistour, porém há diversas opções e pouca diferença entre elas para o passeio.

Veja todas as fotos do Valle del Arcoiris aqui.

Petroglifos

Monos en Petroglifos

O mistério do macaco que foi desenhado há mais de 8 mil anos.

Um desenho de um macaco feito em uma parede há mais de oito mil anos, em uma região que nunca existiu este animal. Supõe-se que uma tribo vinda do Brasil trouxe o animal para realizar escambo na região atacameña, que era uma localização estratégica entre diversas civilizações.  Este grande mistério define perfeitamente o que são os Petroglifos.

No meio de uma planície, há algumas pedras remanescentes ao tempo que criaram um pequeno morro. Nestas pedras há desenhos incríveis realizados pelo povo atacameño milhares de anos atrás. Além do macaco, é possível encontrar rostos, llamas de duas cabeças, raposas “embarazadas” (grávidas), além de outras grandes representações da realidade e da imaginação daquele povo. Para os admiradores de história, como eu, é uma grande viagem no tempo. Para aqueles não tão admiradores, se torna apenas uma breve parada após conhecer o Valle del Arcoiris, pois, como dito acima, fazem parte do mesmo passeio se realizado através de uma agência.

Veja todas as fotos dos Petroglifos aqui.

Pukará de Quitor

A vista de Pukará de Quitor

O majestoso Vulcão Licancabur, visto do topo da incrível fortaleza de Quitor.

A Pukará de Quitor (fortaleza de Quitor, em tradução livre) é o melhor programa para quem é fissurado por história. É localizada no topo de uma colina a cerca de 3km da cidade de San Pedro, o que possibilita a chegada com uma bicicleta que pode ser alugada por menos de 5.000 pesos chilenos.

A fortaleza foi onde o povo Atacameño se protegeu da invasão espanhola, por incríveis 20 anos. Após o vigésimo ano e muitas perdas, o povo fez um acordo com os espanhóis e se tornaram parte do império espanhol. Foi então que “San Pedro” se tornou parte do nome da cidade. Antes disso, o local não era apenas para a defesa do povo, mas era uma das mais importantes comunidades da região.

Além da rica história que Pukará de Quitor possui, há uma vista deslumbrante. Se prepare, pois a caminhada é bem íngreme até chegar ao topo e aproveitar a vista. Mas vale muito a pena.

Veja todas as fotos da Pukará de Quitor aqui.

Valle de la Luna

RG Local no Anfiteatro do Valle de la Luna

RG Local no Anfiteatro do Valle de la Luna

Valle de la Luna é sem dúvida, a paisagem que representa melhor San Pedro de Atacama. O nome não é a toa, o local se assemelha demais à paisagem da Lua. Isso é o que dizem, ainda não conheço a Lua. Ainda.

O Valle de la Luna foi por muito tempo uma mina de sal. Mineradores passavam por esse cenário espetacular sem nem ligar muito. Mas o local se tornou uma das principais atrações de San Pedro de Atacama. Hoje é possível conhecer a mina de sal, uma caverna extremamente estreita, que é impossível entrar para quem tem claustrofobia. As paredes impressionam, pois debaixo da areia há cristais do mais puro sal.

Além da mina, há paisagens deslumbrantes ao longo do Valle, com grandes dunas de areias que se misturam com grandes rochedos. Uma das vistas mais incríveis que já conheci e um dos melhores pontos para aproveitar o pôr do sol. É possível chegar até lá de bicicleta para quem tem força na perna. O bom é que assim economiza o valor pago à agência, só sendo necessário pagar os 2.000 pesos para entrar no parque.

Veja as 10 fotos mais incríveis do Valle de la Luna aqui.

Veja todas as fotos do Valle de la Luna aqui.

Termas de Puritama

Termas de Puritama

RG Local presenciou o passeio mais relaxante de San Pedro de Atacama, as Termas de Puritama.

A maior parte dos passeios de San Pedro de Atacama exigem exercício físico e muita disposição. Seja por acordar extremamente cedo, seja por longas caminhadas e subidas. Por isso, Termas de Puritama é o lugar ideal para encerrar a viagem. Aqui, sem dúvida, é o passeio mais relaxante que se pode fazer por lá.

Além da tranquilidade que o passeio proporciona, o visual é deslumbrante. No meio do deserto é possível encontrar um rio que corta um gigantesco vale, com águas deliciosas na temperatura ideal de cerca de 30 graus.

Um hotel da região fez um acordo com a população de San Pedro e reformou o local. Do rio, criaram oito piscinas naturais, que são ideais para ficar por lá relaxando muito!

Veja todas as fotos das Termas de Puritama aqui.

Geysers del Tatio

Geysers del Tatio

Os gêiseres são um fenômeno incrível da natureza.

Se prepare, este passeio começas as 4h30 da manhã. Sim, é necessário acordar assim tão cedo. Isso por que é preciso chegar na hora certa para ver o incrível fenômeno dos gêiseres e o caminho é longo até chegar nos Geysers del Tatio, duas horas de viagem, quase 4,5 mil metros de altura e muito frio. Quando fomos, pegamos 4 graus antes do sol nascer. Por isso, se prepare, não é nada fácil.

Mas o show que a natureza proporciona vale muito a pena. Além do espetáculo lá presenciado, ainda é possível curtir uma piscina natural extremamente quente. Cerca de 38º em alguns locais da piscina. O cheiro não é dos mais agradáveis do mundo, mas a experiência de nadar em uma piscina a mais de 4 mil metros de altura com 4º graus no ambiente, vale demais.

Veja todas as fotos dos Geysers del Tatio aqui.

Valle de la Muerte, Aldea de Tulor y Paseo Astronómico

Infelizmente não deu para conhecer esses três locais, mas mantenho aqui as indicações.

Aldea de Tulor é o povoado atacameño mais antigo, com cerca de 10.000 anos.

O Valle de la Muerte, para quem se interessa com esportes radicais, é o local ideal para realizar sand boarding.

Paseo Astronómico é ideal para ver o universo, na região com o céu mais limpo do mundo. A dica é, se está com lua cheia, esqueça o programa, pois “apaga” quase todas as estrelas.

Se você gostou deste post deixe o seu comentário ou assine o RSS feed para receber as próximas matérias em seu feed.
Guilherme Merlino

Guilherme Merlino

guimerlino@gmail.com

Quero compartilhar os aprendizados das realidades culturais que encontrar em minhas experiências pelo mundo Vivenciar as culturas locais de forma respeitosa, com gentileza e delicadeza, e acima de tudo: viver para viajar, viajar para viver.

Post a Comment