22 sites que vão transformar suas viagens!

Compartilhe!

Acredito que viajara para um lugar novo vai muito além de conhecer meia dúzia de paisagens, comer em restaurantes “famosos” e ficar em hotéis a lá “Holiday Inn”. O mais valioso para mim é, sem dúvida, conhecer a cultura local, entender como aquela civilização, que vivenciou tantos eventos históricos únicos, passou a entender e se relacionar com o mundo. Conhecer restaurantes e bares típicos, visitar lugares frequentados apenas por nativos, viver um pouco da rotina local.

Para isso, não há nada como ter um morador da cidade com você, para compartilhar um pouco de seus conhecimentos e te proporcionar todas as experiências particulares, que lhe demorou anos para adquirir. O bom é que a tecnologia está facilitando cada vez mais esta integração, você não precisa conhecer alguém em dezenas de cidade para isso.

O movimento que se tornou conhecido como Sharing Economy começa a se espalhar pelo mundo e ganhar a confiança de milhões de pessoas. Isto é um dos sinais de que ainda há esperança para este mundo tão violento, além de ser um oásis para os viajantes. Ademas desta aproximação com locais, vários sites surgem para facilitar e baratear suas viagens.

O site Galileu criou uma lista com 22 sites que vão te ajudar a montar suas próximas aventuras, seja acampar nos quintais de casas, alugar barcos, ganhar uma refeição gratuita ou viajar de graça em troca de trabalho. Muitas dicas que vão além dos já famosos Airbnb e Couchsurfing.

Reserve uma vaga de estacionamento antes de sair de casa

Esse é o tipo de iniciativa que precisa chegar (rápido) ao Brasil. Nesses sites, você reserva uma vaga de estacionamento antes de sair de casa, negociando o espaço na garagem de gente que mora perto de onde você vai. Se você estiver viajando pra um lugar que desencoraja o uso do carro ou onde vagas de estacionamento são caríssimas, isso pode ser uma mão na roda.

Sites:
Parking Panda
Park at My House

Troque sua casa com a de alguém em outro lugar do mundo

A ideia é simples: você viaja e fica na casa de alguém, essa pessoa viaja até seu país e fica na sua casa – tipo “O amor não sai de férias”.

Site:
Home Exchange

Faça uma refeição com moradores locais

Alguns dos sites de sharing economy mais legais da nova geração são os que agendam uma refeição com habitantes locais. Alguns são uma plataforma em que anfitriões oferecem uma refeição caseira por um preço pré-estabelecido; outras servem para unir pessoas em torno de uma mesa sem pagar, como o MealSharing. Visite todas as opções da lista pra encontrar aquele que tem mais a ver com você e com onde você vai.

Sites:
MealSharing
EatWith
EatFeastly
EatWithALocal
Cookening

Trabalhe em troca de hospedagem

Outro dos meus preferidos. O World Packers coloca em contato viajantes dispostos a trabalhar – como atendente de hostel, barman e outros tipos de mão de obra – em troca de hospedagem.

Site:
World Packers

Contrate guias turísticos ou experiências exclusivas

Esses são os tipos de site que vão aumentar muito a possibilidade de que você tenha uma experiência exclusiva e barata quando estiver visitando um lugar novo. A ideia é que guias turísticos e experts locais ofereçam coisas que você não encontraria em lugar nenhum, como uma aula de fotografia temática na Torre Eiffel ou um curso rápido de culinária italiana em Roma. Os preços são acessíveis porque as experiências são oferecidas por gente comum, e você ainda tem a chance de conhecer moradores locais.

Sites:
Vayable
GetYourGuide
Canary Hop
Guide by a local

Acampe no jardim ou quintal de alguém

Essa é bem auto-explicativa: leve sua barraca e acampe no jardim das pessoas pelo mundo.

Site:
Camp in my garden

Alugue um barco

A ideia é tão interessante quanto parece: nesses sites, você pode conversar diretamente com proprietários de barcos e alugá-los.

Sites:
Get in my boat
Nautical Monkey

Alugue um motorista, consiga uma carona ou alugue seu carro pra outras pessoas

Há muitas iniciativas nesse sentido, mas as mais relevantes são o Uber, que acabou de chegar ao Brasil e promete chacoalhar o mercado de taxis ao oferecer motoristas ao alcance de um clique e pagamento in-app, o Flight Car, que permite que você alugue seu carro pra alguém em vez de deixá-lo no estacionamento do aeroporto enquanto está fora, e o Relay Rides, pra combinar caronas com gente que vai pro mesmo lugar que você.

Sites:
Uber
Flight Car
Relay Rides

Deixe seu cachorro com alguém enquanto você viaja

Hotel pra cachorros é caro, né? A proposta desses sites é colocar em contato gente disposta a cuidar do seu cachorro por um preço pré-estabelecido enquanto você está fora.

Sites:
Rover
DogVacay

Compartilhe seu Wi-Fi e tenha Wi-Fi em outros lugares do mundo

Esse é um pouco mais complicado porque envolve a necessidade de comprar um roteador especial, mas a ideia é muito boa: você compartilha o seu Wi-Fi através do equipamento (só com gente que também faz parte do serviço) e então pode usar, gratuitamente, a rede de outros parceiros ao redor do mundo.

CorpOn

Se você gostou deste post deixe o seu comentário ou assine o RSS feed para receber as próximas matérias em seu feed.

Tags:

Renata Losso

Renata Losso

renata.losso@gmail.com

Eterna viajante com inquietudes para além-mar. Entre filantropias e misantropias, é jornalista por teoria, revisora por introspecção e escritora por essência. Mantém um cotidiano de estudos literários e um blog (www.inaquotidiano.wordpress.com) para não se perder tanto por aí. Na prática, vive constantemente arquitetando todas as possibilidades e buscando-as. É paulistana de 1986, hoje mora em Santiago do Chile, mas vira e mexe se encontra com a cabeça em Barcelona. Acredita que, se existem deuses por aí, Hermann Hesse poderia ser um deles: crê que temos que, diariamente, renovar o mundo dentro de nós mesmos.

2 Comments

  • Ana Lúcia Merlino

    Responder

    Eu gostei muito das dicas dos vários sites!
    Adoro a RG local, vocês fazem um trabalho maravilhoso, com informações, fotos e experiências!

    abril 12, 2015 at 2:51 pm
  • Republicou isso em Posso Dar Uma Dica?.

    abril 13, 2015 at 2:25 pm

Post a Comment