EXPLORE O JALAPÃO COM A JALAPÃO EXTREMO ECOTUR
Difícil falar do jalapão. A experiência é extremamente intensa e totalmente diversificada. A cada atração diferente, a cada segundo, hora, dia, há emoções novas. Sem falar nas pessoas que se estabeleceram próximo a uma das mais belas regiões do Brasil, e dela, tiram seus sustentos.
O Jalapão está muito distante de ter um turismo realmente bem organizado. Minha melhor referência em relação à organização turística no Brasil é, sem dúvida, Bonito-MS, onde tudo funciona e todos os players (agências, atrativos, governo) trabalham em sintonia. Mas, o PEJ (Parque Estadual do Jalapão) tem a sorte de ainda ter pessoas empenhadas que querem o melhor para o parque. Pessoas que trabalham intensamente para que consigam fazer suas vidas com o turismo, sem que isso signifique o descuido do parque.
E a pessoa que mais se destacou em nossa viagem foi o Alex. Energético, sonhador e com um grande coração, ele é o proprietário e responsável por toda a operação da agência de turismo Jalapão Extremo Ecotur. Logo de início, mostra que conhece como poucos a região, o perfil dos turistas que passam por lá e qual a melhor maneira para se planejar para esta viagem.
“A maioria das pessoas compra a passagem de avião primeiro, para depois ir atrás de agências. Eu recomendo que seja o contrário, pois a demanda é muito grande e às vezes simplesmente não há como atender aos turistas, principalmente nos feriados. Se programe, feche com antecedência junto a uma agência e depois compre sua passagem. Para conhecer o Jalapão, o ideal é que seja durante um feriado, ao menos quatro dias.”
Alex fez questão de nos receber no aeroporto de Palmas-TO e de lá já embarcamos nesta grande aventura, a bordo da Maria Clara, seu carro de estimação, nomeado em homenagem à sua filha: um lindo Troller T4 amarelo!
“Este aqui era meu sonho faz tempo”
diz, orgulhoso.
Do aeroporto, embarcamos em uma viagem de quatro dias, totalmente desconectados do mundo digital e de tudo o que conhecemos! Foi então que uma janela se abriu para um universo paralelo. Pareceu mais uma fenda no espaço e tempo que nos transportou milhares de quilômetros pelas mais diversas paisagens. Ora a emoção tomava conta devido ao cerrado, às florestas, às dunas, ora devido aos deslumbrantes fervedouros, que pareciam mais cenários de um filme de indiana Jones, representando a fonte da juventude!
Não há mais asfalto, ruas, estradas, apenas caminhos sinuosos que se ramificam como rios por todo o Jalapão. Terra, areia, lama! A cada momento, o desafio era diferente. Carro comum não passa por lá, tem que ser mesmo um 4×4. E obviamente escolhemos pelo “com emoção”! O rally entre uma atração e outra foi um dos pontos altos da viagem. A aventura aumentou com a habilidade de Alex em conduzir a Maria Clara.
Mecânico de origem, Alex cuida como filhos de todos os seus carros. Ele mesmo quem faz toda a manutenção e garante que sua principal ferramenta de trabalho esteja funcionando perfeitamente. Há quatro anos que é assim, quando decidiu se dedicar ao turismo. Mas viveu muitas emoções antes de chegar a ter sua própria agência de turismo.
Original de Goianésia e criado em Niquelândia, Goiás, foi a Tocantins pelo acaso da vida. Em uma tentativa de ampliar o trabalho da oficina em que estava, buscou em Palmas uma condição melhor para ele e sua mulher. Seu início não foi fácil, mas aos poucos superou os desafios impostos pela vida e conseguiu recursos até chegar a abrir sua própria sanduicheria. Em paralelo, apostou no futuro do turismo na região e criou a Jalapão Extremo Ecotur.
Há um ano, decidiu focar apenas na agência e abriu mão de suas sanduicherias. “Busquei qualidade de vida”, disse Alex, que já estava sobrecarregado em sua rotina conciliando duas empresas. Eis que Simone, sua esposa, passou a ajudá-lo na agência e assumiu o atendimento aos clientes.
“Ela trabalha e eu me divirto”
brinca Alex.
Como forma de se aprimorar ainda mais na informação sobre o parque, Simone nos acompanhou nesta grande aventura, em sua segunda vez no Jalapão. “Tenho sorte, algumas esposas nunca vieram para o jalapão, por que a rotina deles é muito intensa”. Com o conhecimento adquirido durante a viagem, Simone conseguirá atender ainda melhor os clientes, o qual é uma das prioridades do casal.
Por isso, o grande diferencial adotado pela Jalapão Extremo é a qualidade e agilidade no atendimento. “Atendemos 24hs por dia. Às vezes os clientes ficam surpresos, pois mandam uma mensagem de madrugada e acham que não vamos responder”. Por isso, envie suas dúvidas para jalapao@hotmail.com e tenha a certeza de que será respondido em pouco tempo.
Fica claro desde o início que Alex tem uma visão diferenciada sobre o turismo no PEJ. Chegou até a iniciar um movimento para criar uma associação para reunir os principais players do turismo na região. O nome do projeto se chamaria REAJA – Rede de Empresários que Atuam no Jalapão. Mas, infelizmente, ainda não deu certo, devido a um pensamento arcaico que ainda está presente na maioria. Tudo o que este movimento busca é profissionalizar o turismo na região e fazer o máximo para proteger todas as suas belezas. Profissionalismo este que Alex demonstra a cada minuto pela Jalapão Extremo, desde o primeiro contato.
“Gosto de falar por telefone. Às vezes me mandam e-mail e eu respondo apenas pedindo o telefone. Em seguida ligo, para que consiga entender bem quais as expectativas dos clientes e propor a melhor solução”.
Graças a este profissionalismo, que Alex é muito respeitado por todas as comunidades que passa. Seu papel, como agência de turismo no PEJ, é justamente o de fazer a ponte entre pessoas, entre os locais e os turistas. Por onde passa, ele é reconhecido, agradecido e respeitado.
A experiência desta aventura de quatro dias pelo Jalapão, ao lado de Alex e sua esposa, foi realmente inesquecível. A energia, alegria e comprometimento do casal são realmente inspiradores. Nos levaram a um universo de belezas irretocáveis, da maneira mais agradável possível. A começar pelo roteiro impecável que traçou, passando pelos deslumbrantes cenários criados pela natureza, os pores do sol de tirar o fôlego que nos acompanharam em todo o caminho e por todas as pessoas extremamente interessantes que lá conhecemos.
Se me perguntarem se vale a pena ir para o Jalapão, não terei a menor dúvida. Apenas direi: mande um e-mail para jalapao@hotmail.com ou ligue no (63) 3322-7990 / (63) 9968-1166 e fale com o Alex ou a Simone.
Ana Lúcia Merlino
Que lugar lindo! Contado assim, desta maneira informal, mas com tanta informação importante!
Fiquei com muita vontade de fazer esta viagem!
Parabéns pelas fotos! Lindas
Ana Lúcia