12 filmes que vão inspirar a sua próxima viagem!

Compartilhe!

1. Diários de Motocicleta

 
Um dos grandes filmes sul-americanos da história. Conta a história real da viagem que mudou a vida de Che Guevara, quando era apenas um jovem estudante de medicina. E um detalhe, a viagem foi feita totalmente de moto! Além das paisagens incríveis e dos mais longínquos cantos que eles chegam, o filme é inspirador, comovente, reflexivo, intenso e traz uma forte discussão política. Tudo para ajudar a decidir aqueles conflitos internos sobre largar tudo e cair no mundo, ou embaralhar a cabeça de vez!
 

 
Saiba mais
 

2. Na Natureza Selvagem

 
Mais um filme com uma intensa história real. Christopher McCandless decidiu aos 22 anos largar a vida que estava traçada para ele como um profissional de sucesso, doar tudo que tinha para instituições de caridade, se desapegar de tudo, e cair na estrada. Seu grande objetivo: chegar no Alasca. O filme vai muito além de uma crítica para a sociedade atual, mas traz uma reflexão interna sobre as realizações nossas como seres humanos. É garantia de dar uma bagunçada na cabeça de quem está com a vida “arrumada”.
 

 
Saiba mais
 

3. Livre

 
Talvez as histórias reais sejam as mais inspiradoras mesmo. Por isso, mais uma entra na lista. Livre conta a viagem que Cheryl Strayed realizou após a sua separação, a morte de sua mãe e uma constante luta com as drogas. Com o mundo de cabeça para baixo, ela toma uma decisão extrema: com quase nenhuma experiência, guiada somente pela determinação, ela caminha por mais de mil milhas da Trilha de Crest Pacific sozinha. Pode até parecer simples, mas a edição, direção e atuação dão um toque espetacular ao filme. Uma grande história de superação e descoberta interior. Para os mochileiros de plantão, com certeza ficará aquela vontade de fazer essa trilha com cenários maravilhosos.
 

 
Saiba mais
 

4. A Vida Secreta de Walter Mitty

 
O filme é uma viagem do começo ao fim. Walter é um day dreamer, aquela pessoa que para do nada, olha para a parede e começa a viajar, sonhar com coisas incríveis. Mas na verdade, tem uma vida dura, não consegue falar com a mulher que ama e não tem o melhor dos empregos. Em uma grande mudança em sua rotina, o protagonista acaba enfrentando grandes aventuras na vida real (será?), conhecendo lugares espetaculares do planeta. O legal é a brincadeira que o filme faz sobre a vida, sonhos e realizações. Outro ponto interessante é para os amantes de fotografia de plantão, que traz uma verdadeira inspiração para quem quer ser um fotógrafo de aventura.
 

 
Saiba mais
 

5. O Albergue Espanhol

 
Este filme terá um quê especial para aqueles que querem fazer ou já fizeram um intercâmbio. Conta a história de Xavier, que viaja a Barcelona por um ano para aprender espanhol. O filme retrata de forma impecável a mistura cultural que existe em uma viagem como essa. Este filme tem um lado extremamente pessoal para mim, por meus quase dois anos morados no paraíso que é Barcelona. Histórias hilárias, sexo, relacionamento, amizade, choque cultural, música boa e incríveis paisagens. Um filme que qualquer amante de viagem precisa assistir!
 

 
Saiba mais
 

6. A Praia

 
Este filme se tornou um clássico para os aventureiros e amantes de viagem. Conta a viagem de Richard a Tailândia. De alguma forma, ele se encontra na posse de um misterioso mapa que, reza a lenda, leva à uma linda e deserta praia, supostamente o paraíso na terra. Aquela curiosidade e excitação bate no jovem, que decide ir atrás do prêmio. O resultado vai muito além do que ele imaginava e de lá começam diversas e intrigantes aventuras. A direção de Danny Boyle dá um destaque acima da média. O filme foi o responsável por popularizar mundialmente as ilhas tailandesas e a praia de Koh Phi Phi Leh, que é realmente paradisíaca.
 

 
Saiba mais
 

7. Antes de Partir

 
Esta já é uma história mais distante da realidade. Dois pacientes com doença terminais se encontram no hospital e acabam trocando seus desejos do que fazer antes de morrer. Com a sorte de um deles ser milionário, ambos acabam realizando todos os itens da lista, que são os mais intrigantes possíveis, desde pular de paraquedas até dirigir carros de corrida. Apesar do enredo extremamente hollywoodiano, o filme comove, inspira e levanta a discussão do que sonhamos versus o que realizamos em nossas vidas. Vale a pena!
 

 
Saiba mais
 

8. Pequena Miss Sunshine

 
Na modesta opinião deste que vos escreve, um dos grandes clássicos do cinema independente com o tema de viagem. Conta a história de uma família, longe de ser a normal (se é que existe tal coisa), que viaja a bordo de uma clássica Kombi amarela, para que a caçula participe de um concurso de beleza. Com grandes atuações e excelente roteiro, o filme comove e mostra todo o amor (e confusão) que existe dentro de uma família. Para os amantes de roadtrip!
 

 
Saiba mais
 

9. Aconteceu em Woodstock

 
Este é para os amantes de música, que viajam em busca dos melhores festivais do mundo. Sinto informar que jamais acontecerá um tão bom quanto foi Woodstock #1. E você entenderá quando ver este filme. Não é exatamente a respeito de viagem, mas fala sobre o intercâmbio que existe e as mudanças que são causadas quando pessoas de fora vêm (invadem) uma pacata cidade do interior. Sexo, drogas e rock’n roll não faltam nesta história.
 

 
Saiba mais
 

10. O Palhaço

 
Nós do RG Local somos amantes das artes. Cada um tem a sua preferência, mas uma que não poderia faltar é a do palhaço. Uma arte sensível e que leva a felicidade para os cantos mais distantes do mundo, que teve um grande momento no nosso país e que hoje busca se reencontrar. O filme de Selton Mello traz a viagem de um circo pelo interior do Brasil. Uma história extremamente comovente e que fará qualquer um de nós refletir sobre nossas próprias vidas.
 

 
Saiba mais
 

11. Chef

 
Voltamos a mais uma história real. Aproveitando a moda que se instaurou em São Paulo, Chef conta a história de um chef de cozinha de um requintado restaurante, que decidiu largar tudo e criar o seu próprio food truck. Um filme extremamente atual, com destaque às mídias sociais e mostra como qualquer um consegue empreender um negócio que ama. O filme não traz muita profundidade, mas é divertido e deixa todos com um sorriso no rosto ao final.
 

 
Saiba mais
 

12. Sideways – Entre umas e outras

 
Este é para os amantes de vinhos. Que tal uma viagem para conhecer as vinícolas da Califórnia? O filme conta a história de dois homens, em plena crise da meia idade, que decidem celebrar a despedida de solteiro de um deles em uma viagem pelo interior da Califa. Muito vinho, sexo, amizade e boas risadas. É certeza de uma boa dose de reflexão para nossas vidas.
 

 
Saiba mais

Se você gostou deste post deixe o seu comentário ou assine o RSS feed para receber as próximas matérias em seu feed.
Guilherme Merlino

Guilherme Merlino

guimerlino@gmail.com

Quero compartilhar os aprendizados das realidades culturais que encontrar em minhas experiências pelo mundo Vivenciar as culturas locais de forma respeitosa, com gentileza e delicadeza, e acima de tudo: viver para viajar, viajar para viver.

2 Comments

Post a Comment