Uma visita a Oahu | Hawai
Quem nunca sonhou em conhecer o Hawai?
Famosa por suas ondas enormes, praias paradisíacas e hula-hula. Certamente você verá um pouco de cada uma dessas coisas em todas as ilhas. O Hawai é composto por oito ilhas, infelizmente esse post conta apenas de Oahu, por enquanto.
Oahu é a ilha mais desenvolvida em termos de cidade. Você vai encontrar altos prédios e bastante estrutura no centro. Waikiki é a região aonde se concentra os hotéis e muitos atrativos turísticos. Mas também tem bastante praias para explorar fora dali.
Waikiki Beach: a mais turísticas das praias onde se concentram os hotéis. Tem uma trilha chamada Diamond Head que tem uma vista bem bonita para a praia. Se quiser ir, aconselho conferir os horários.
Kailua Beach: famosa por altos ventos para quem gosta de kite-surf.
Pupukea Beach park: é bacana para fazer snorkeling, mas não é a única. A água é bem transparente em todas as praias, então você pode curtir os peixes e os corais em diversos outros lugares.
Quando ir? A temperatura varia pouco durante o ano, então você pode escolher quando ir dependendo do tipo de viagem que quer encarar. O verão é a época mais agitada e consequentemente mais cara também. O variação do preço da passagem é bem grande. Então se você é do tipo que faz viagens econômicas, a dica é fugir da alta temporada.
Vocabulário:
“Aloha” com o gesto “hang loose” para dar um oi aos locais e agradeça com “mahalo”.
Comida
/ Ahi poke é o atum cru com temperos locais e shoyo. Pra quem gosta de peixe cru, vai amar.
/ Banana pancake cantada pelo Jack Jonhson
/ Porco assado na brasa é bem tradicional da culinária Hawaiana. Se você for visitar algum luau, com certeza irá comer.
/ Pão de taro: típico da culinária da Polinésia é um pão roxo feito de taro, uma espécie de inhame.
/ Shave ice: raspadinha hawaiana
/ Açaííí!!! Você deve estar pensando: “grande coisa, tenho um monte aqui.” Mas pra quem ama e mora fora sabe o quanto é difícil encontrar um açaí autentico brasileiro. O açaí bow é bem famoso na ilha e você vai ver bastante durante sua viagem, entretanto do jeito que paulistas e cariocas comem (não Paraenses) você encontra num food truck a caminho do Pipeline. Esse caminhão é de um casal de brasileiros, tem pastel, coxinha e guraná também.
Luau é um dos programas mais típicos para conhecer a cultura local. O mais famoso fica no Polynesian Cultural Center. O lugar é uma mini cidade com lojinhas, diferentes salões para jantar e apresentação na arena principal. Para quem quiser uma experiência completa tem pacotes com atividades o dia todo.
Pra nós brasileiros acostumados a ter um quiosquinho na praia, se prepare senão você vai passar cede e fome. Fora Waikiki que tem os hotéis e restaurante ao lado, a maioria das praias não tem nada em volta. Então, leve seu cooler e boa viagem!