8 maneiras de se comunicar sem falar o idioma

Compartilhe!

8 maneiras de se comunicar sem falar o idioma

 

Não saber inglês ou a idioma local é um dos maiores medos que novos viajantes possuem antes de se aventurar independentemente pelo mundo. Não poder, ou melhor, não saber como se comunicar com pessoas num local desconhecido é visto por alguns como um terrível acontecimento e por outros como um desafio ou um divertido obstáculo na jornada.
 
A simples tarefa de comprar água pode se tornar algo aparentemente complicado. Agora imagine ainda ter que descobrir horários de ônibus, preços, ler placas, ir a um hospital ou escolher o que comer em restaurantes? Não saber nada da língua local ou ter inglês básico torna as coisas um pouquinho mais difíceis, mas honestamente não há motivos para desespero e muito menos motivos para não ir.
 
Milhares de viajantes já se encontraram nessa situação e é bem provável que todos conseguiram achar seus caminhos (ou acharam um caminho mais interessante e diferente) e se alimentaram direitinho. Mas aí você chega no Cazaquistão e não fala nada de cazaque, russo ou inglês, como proceder? Vamos ver o que podemos fazer para quebrar essa que é uma das maiores dificuldades de uma viagem!
 

Gestos e sinais são compreensíveis no mundo inteiro.

 
hands gesture positive ok
 
Apontar para o relógio serve para descobrir a hora, apontar para alguma coisa no mercado serve para mostrar o que você quer comprar. Se você realmente precisa de algo… você vai achar um jeito de se comunicar, ou melhor, vai até bolar uma mímica para conseguir o que quer.
 

Sorrir é a linguagem universal.

 
Sorrir fará com que grande parte das pessoas em seu caminho se tornem muito mais amigáveis e fiquem mais dispostas a te ajudar. Tente sorrir de verdade e ser simpático, mesmo quando você está desesperado ou perdido. Sorrir conquista a simpatia de qualquer um!
 

Use situações a seu favor!

 
Por exemplo, para jogar futebol na praia, você não precisa travar diálogos enormes e complexos, apenas apareça, faça cara de interessado e aponte para você mesmo! O fato de participar do jogo lhe dará a oportunidade de conhecer mais pessoas e quem sabe fazer mais amigos.
 

Usando o inglês

 
Ele se tornou o idioma mundial. Em praticamente todos os lugares, você encontrará pessoas falando um pouco de inglês (especialmente nas regiões mais turísticas). E, de qualquer maneira, normalmente nao somos os únicos turistas numa cidade, entao fale com outros viajantes se precisar de ajuda.
 

Aprenda palavras básicas do idioma local

 
Outro jeito ótimo de conquistar a simpatia das pessoas locais e conseguir ainda mais ajuda é tentar aprender algumas palavras no idioma local. Ok, existem idiomas muito complicados, mas tentar aprender o básico do básico é quase que essencial. Falar “Oi, tudo bem?”, “Tchau”, “obrigado”, “quanto custa” e saber os números já é um começo. Algumas pessoas ficaram maravilhadas com seu esforço em se comunicar e te ajudam ainda mais!
 

Anote informações ou direções num papel

 
Escreva, frases específicas, endereços ou números em pedaços de papel e os use para se comunicar mais objetivamente. Use algumas das dicas anteriores para achar alguém que te ajude (ex: quem trabalha em hostel/hotel), e peça que escrevam frases básicas ou o que você precisará perguntar em certos locais ou situações.
 

Google Translator e Phrasebooks

 
Use phrasebooks, seu celular ou computador para traduzir conversas sempre que possível! Nao descarte a tecnologia nessas horas.
 

Guias de viagem

 
Estes normalmente possuem diversas informações importantes e é fácil seguir suas instruções. Mas usar guias de viagem às vezes faz com que você perca a oportunidade de aprender um pouco do idioma local e quem sabe se divertir tentando se comunicar. Tente ignorar os guidebooks e se aventurar um pouco mais, sua viagem pode se tornar muito mais interessante!

(Texto retirado do site SexoViagensERocknRoll)

Se você gostou deste post deixe o seu comentário ou assine o RSS feed para receber as próximas matérias em seu feed.

Gabriel Valluis

gvalluis@gmail.com

No Comments

Post a Comment